Mesmo conhecendo as vantagens da Manutenção Preventiva, muitos gestores ainda
dedicam a maior parte do seu tempo e recursos à manutenção corretiva, encarando a preventiva como um custo adicional desnecessário. Na realidade, a manutenção preventiva quando bem planeada pode diminuir largamente os custos globais da manutenção e até aumentar a vida útil dos equipamentos de ginástica, diminuindo as futuras queixas dos usuários.
Através da manutenção preventiva, os técnicos podem reduzir a degradação dos equipamentos, prolongando o seu tempo de vida e evitando intervenções corretivas, que geram custos elevados e têm impactos negativos aos usuários da sala de fitness.
Manutenção Preventiva vs Corretiva
Sabemos que a manutenção corretiva é realizada normalmente após a ocorrência de uma avaria ou incapacidade produtiva do equipamento. Uma percentagem significativa dessas avarias pode ser evitada se o gestor de manutenção tiver em consideração a manutenção preventiva desses equipamentos.
A manutenção corretiva, que não deixa de ser necessária, acaba por ter maior impacto financeiro, uma vez que pode implicar na inutilização definitiva dos equipamentos.
A principal vantagem de ter um plano de manutenção preventiva é poder prevenir essas situações, substituindo antecipadamente os componentes usados, preservando e restaurando todas as peças necessárias.
As Vantagens são:
- Melhorar o estado técnico e operacional dos equipamentos;
- Reduzir a degradação dos equipamentos;
- Reduzir os riscos de avaria nos equipamentos;
- Programar os trabalhos de prevenção;
- Realizar os reparos em condições favoráveis à operação;
- Reduzir custos;
- Prolongar a vida dos equipamentos;
- Reduzir o impacto na depreciação dos equipamentos
- Valorização dos equipamentos para uma possível troca no futuro.
Conclusão
Um plano de manutenção preventiva é ideal, consegue evitar qualquer avaria nos equipamentos ou consegue prever e programar para que essa avaria tenha o menor impacto possível ao usuário.