A terceira idade chega e com ela começam a aparecer vários problemas de saúde. Apesar de tantas informações sobre a terceira idade poucos idosos parecem compreender que o segredo para viver uma terceira idade com qualidade é bem simples: Comer alimentos saudáveis e praticar exercícios diariamente.

Aprenda a viver com qualidade e afaste os problemas mais comuns da Terceira Idade!

Hidratação

O idoso se desidrata muito mais rápido e costuma não sentir sede como um jovem ou adulto. Por isso, é importante ficar atento. Um litro de agua por dia é suficiente.

Refeições

Outro hábito comum dos idosos é fazer poucas refeições. Todos nós sabemos que, quando ficamos muitas horas sem comer, o nosso metabolismo fica mais lento. O problema fica agravado nesta época da vida, já que a idade mais avançada causa a perda de massa magra e consequentemente deixa o metabolismo mais lento. Por isso, para ativar o metabolismo é essencial que todos jovens ou idosos sigam a regra de comer de três em três horas.

Osteopenia

A osteopenia (perda de massa óssea) é um problema muito comum nos idosos e pode evoluir para uma osteoporose. E quando falamos em ossos, não podemos deixar de falar em 3 nutrientes fundamentais: cálcio, magnésio e vitamina D. O cálcio só vai conseguir atuar devidamente no organismo se estiver acompanhado de uma boa quantidade de vitamina D e magnésio. A vitamina D, conseguimos através do sol e o magnésio, encontramos muito nos folhosos verde-escuros, como a couve.

Digestão

Pessoas na terceira idade também têm muitos problemas relacionados à digestão, muitas vezes causado pela carência de zinco. Esse mineral é encontrado na quinua, nas amêndoas e frutos do mar e não pode ficar de fora da alimentação. O zinco também está associado com o sistema imunológico, por isso temos mais motivos para consumi-lo.

Depressão

A depressão é muito comum na terceira idade, por isso o Ômega 3 deve ser incorporado na dieta. Ele está presente na linhaça e nos peixes. Se esses alimentos não forem consumidos sempre, vale entrar com suplementação, mas sempre orientado pelo seu nutricionista ou médico.

Fibras

As fibras são essenciais nesse momento da vida, pois ajudam no controle do colesterol, da glicose, dos triglicerídeos e no bom funcionamento do intestino. Por isso, vegetais, verduras e frutas devem ser consumidos diariamente. Alguns produtos naturais como a farinha de maracujá, a farinha de banana verde e a aveia também são ótimos fornecedores de fibras.

Treino Musculação e Funcional

O treino diário com uma mistura de musculação e funcional , fortalece os músculos “queimando” a gordura quando o corpo estiver em repouso,  com músculos fortes todos os movimentos podem ser retomados, abaixar e levantar carregar um neto ou subir um ladeira se torna fácil para quem treina diariamente.

Treino Esportivo

Natação não tem impacto e por muitos é considerado o melhor para terceira idade, mas há outros mais divertidos como Tênis , que exige mais, tem mais impacto nas articulações mas cria uma socialização tão necessária para todos nós, além de que para jogar tênis precisa ter paciência, esperar a bola chegar antes de bater….controlar a ansiedade, 😊 . Praticar trilha também é uma forma de socializar e estar perto da natureza sempre faz bem aos olhos e ao coração.

Cuide-se seu corpo agradece e você merece!

Roberto Oliviera
Escrito por Roberto Oliviera